Você é vendedor ou tirador de pedidos? Saiba mais …

01/10/2013 19:14

Devido ao aumento nos últimos anos do consumo no Brasil, o segmento de vendas está em alta, porém, como todo segmento que está em alta, há uma grande dificuldade em encontrar profissionais qualificados, e isso está acontecendo com o profissional de vendas também.

 

Devido à grande procura por profissionais, e a oferta de profissionais não corresponder à esta procura, muitas pessoas acabam se aventurando no segmento de vendas. As Empresas acabam recrutando estas pessoas por não terem muita opção, mas , não lhes dão preparo, ou seja, treinamento adequado para atuarem como vendedores. Como consequência, cada vez mais escutamos dos nossos clientes que hoje em dia não existem mais VENDEDORES (no verdadeiro significado da palavra), mas sim, TIRADORES DE PEDIDOS.

 

È desagradável para o vendedor que já está no mercado há algum tempo e executa sua função com perfeição, receber de forma generalizada, este tipo de comparação. Vejamos abaixo, qual a diferença entre o verdadeiro VENDEDOR X TIRADOR DE PEDIDOS, analise e veja em qual você se enquadra:

 

VENDEDOR INTERNO X TIRADOR DE PEDIDOS

 

Vendedor Interno é todo aquele profissional que atua num espaço limitado de vendas. Ex. Trabalha em alguma loja, independente do produto comercializado, televendas, ou seja, vendas por telefone, telemarketing e etc.

 

Qual seria a postura correta de um vendedor interno?

 

Vamos usar como exemplo um vendedor interno que atua em loja de calçados.

 

CLIENTE entra na loja;

VENDEDOR recepciona o cliente de forma gentil, lhe perguntando o nome e qual tipo de produto que está procurando;

CLIENTE sinaliza um modelo de sapato que está na vitrine e lhe informa o número do calçado;

VENDEDOR vai até o estoque (por ser bem treinado e capacitado) traz além do modelo e cor sugerido pelo cliente, mais duas ou três opções de cores e modelos;

CLIENTE escolhe um modelo e decidi compra-lo.

 

O VENDEDOR já atendeu inicialmente ao desejo do cliente que era de comprar o par de sapatos. A partir daí, começa realmente o trabalho do vendedor. Quais produtos este vendedor pode oferecer à este cliente que comprou um par de sapatos?

 

Ex. outros modelos de sapatos, meias, gravatas, cintos e etc. Tudo isto deve ser oferecido de forma sutil, educada, objetiva e sempre deixando o cliente à vontade no poder de decisão, não se esquecendo de oferecer outras formas de pagamentos caso o cliente queira levar produtos adicionais.

 

Agindo desta maneira, as chances de aumentar a quantidade de produtos vendidos à este cliente são grandes, e desta forma, o vendedor terá uma melhor remuneração no final de mês e atingirá sua meta com mais facilidade.

 

Nesta mesma situação, qual seria a postura do tirador de pedidos?

 

CLIENTE entra na loja;

TIRADOR DE PEDIDOS recepciona o cliente de forma gentil, lhe perguntando o nome e qual tipo de produto que está procurando;

CLIENTE sinaliza um modelo de sapato que está na vitrine e lhe informa o número do calçado;

TIRADOR DE PEDIDOS vai até o estoque traz somente o modelo e cor sugerido pelo cliente.

CLIENTE prova o modelo e decidi compra-lo.

TIRADOR DE PEDIDOS agradece ao cliente e o encaminha ao caixa da loja para a realização do pagamento.

 

Viu só quanta diferença, o tirador de pedidos só faz aquilo que o cliente solicita e pronto.

 

E olha que eu ainda fui bonzinho fazendo com que esta venda fosse concretizada facilmente e com sucesso...risos.

 

No próximo artigo, abordarei este mesmo tema mostrando a diferença agora entre o vendedor externo x tirador de pedidos.

 

Até lá...

 

E você, o que acha do tema abordado por este artigo?

 

Opine, deixe seu comentário registrado logo abaixo aqui mesmo no site.

 

 

Renato Pereira – Criador e Administrador do Site sopravendedores.com.br – Atua há mais de 10 anos como Vendedor Externo.




Leia Também:
2leep.com