Vendas que enganam!

16/07/2013 19:57

 

Depois de alguns anos na área comercial, aprendi a refletir um pouco sobre as vendas que faço. Posso afirmar que mais da metade delas não foi eu quem vendeu e sim o comprador (cliente) quem comprou. Ou seja, um “poste” venderia tanto quanto eu. Conclui que nesses momentos não fui um vendedor e sim um “sofredor de compra”. Já aconteceu isso com você? Em qual proporção em relação às suas vendas?
Recentemente reli um livro cujo título é: “Auto-engano” do filósofo brasileiro “Eduardo Giannetti”. Por sinal, brilhante! Neste livro, descobri que ninguém me engana melhor do que eu mesmo. Refleti bastante e busquei ao longo da minha carreira, quantas vendas dependeram pouco de mim e muito do cliente. Infelizmente a conclusão que cheguei não foi tão animadora. Ou seja, em muitos momentos esse tal de auto-engano apareceu.
Você talvez esteja pensando: “Poxa, se o cliente comprou é porque gostou de mim, do meu atendimento, do meu produto, etc.”. É lógico que isso é uma grande verdade, entretanto o meu questionamento é quanto de fato eu (na qualidade de vendedor) fiz a diferença. E, para saber se houve ou não bom desempenho, devemos nos questionar: “Nesta minha entrevista de vendas: eu compraria de mim? Se a minha resposta for positiva, meu desempenho foi adequado, se não for positiva, eu terei em mãos uma grande oportunidade de rever alguma postura e/ou a técnica aplicada e da próxima vez venderei e não apenas sofrerei uma compra.
Claro que eu não tenho a fórmula para tudo. Porém se nutrimos o hábito de em cada entrevista de venda nos questionarmos o acima colocado, cada um de nós desenvolverá um conhecimento tão profundo e será quase imbatível, em suas argumentações. Um amigo psicólogo cunhou uma frase muito interessante que dizia: “Muitas vezes temos que brigar comigo mesmo em prol de mim”. Eu acrescento: “Jamais deixe de brigar por você”!
Lembre-se que só perdemos venda por três motivos: 1- O cliente não usa nosso produto ou serviço; 2- O Cliente não tem os recursos para comprar; 3- Erramos na venda (nós como profissionais ou erro estratégico da nossa empresa). Os dois primeiros podemos “aceitar”, porém o terceiro é inaceitável quando depende do vendedor, em suma – QUANDO DEPENDE DE MIM.
Vamos parar de perder vendas que apenas dependa de nós mesmos! Pense nisso!

Francisco Tibiriçá

 

Fonte: Comunidade Venda Mais
 




Leia Também:
2leep.com