Qual a diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira?

29/07/2013 18:52

 

Um dos assuntos mais comentados na Internet nas últimas semanas é sobre as Empresas de marketing multinível, por eu ter um certo conhecimento sobre este tema, resolvi escrever este artigo.

 

O que é Marketing Multinível?

 

Marketing multinível (MMN), também conhecido com marketing de rede, é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores. (Fonte: Wikipédia)
 

Como funciona?

 

O MMN é geralmente usado por uma empresa (fabricante, importadora, distribuidora) de produtos ou serviços que entende que, por necessidades e estratégia de mercado, bem como possíveis vantagens financeiras, administrativas e logísticas, aquilo que vende terá maior sucesso utilizando esse canal de vendas.

O crescimento da base de clientes é limitado pela quantidade de pessoal de vendas e, para aumentar a presença no mercado, é solicitado aos representantes que recomendem pessoas interessadas em trabalhar no mesmo cargo. Como incentivo é oferecido um prêmio para cada recomendação.

Àqueles que recomendam novos vendedores é dada também uma comissão sobre as vendas de cada um dos indicados, de forma a incentivar a busca por bons profissionais e o treinamento destes. Se os indicados também recomendarem outros, é iniciado o processo de formação da rede de vendedores. Os vendedores assumem uma postura empreendedora e independente, controlando suas próprias redes e negócios, mas ainda vendendo e/ou consumindo os produtos do fabricante original. (Fonte: Wikipédia)

Como pudemos ver acima, no MMN a maior fonte de renda vem da comercialização de produtos e não do recrutamento de novos vendedores.

Aqui no Brasil, temos algumas Empresas renomadas que trabalham com o sistema de MMN. Ex: Avon, Natura, Herbalife, Tupperware e etc...


 

O que é esquema de pirâmide financeira?

Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis.

 

Como funciona?

 

O esquema de pirâmide pode ser mascarado com o nome de outros modelos comerciais que fazem vendas cruzadas tais como o marketing multinível (MMN), que são legais. A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. A ideia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original.

Claramente, a falha fundamental é que não há benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente o idealizador do golpe (ou, na melhor das hipóteses, umas poucas pessoas) ganham trapaceando os seus seguidores. As pessoas na pior situação são aquelas na base da pirâmide: aquelas que assinaram o plano, mas não são capazes de recrutar quaisquer outros seguidores. Para dourar a pílula, a maioria de tais golpes apresentará referências, testemunhos e informações. (Fonte: Wikipédia)

Diferentemente do MMN, no esquema de pirâmide financeira, a maior fonte de renda vem do recrutamento de novos participantes, inclusive, com pagamento de adesão ao esquema feito de forma antecipada.

No Brasil, o esquema de pirâmide é considerado crime, conforme lei nº 1521/51. Algumas Empresas são suspeitas de formação de pirâmide financeira e utilizam o MMN como forma de legalizarem o negócio. Ex. Telexfree, Bbom, Multi Click Brasil e etc...

Tenho parentes e amigos que fizeram empréstimos bancários para ingressarem na Telexfree com a promessa de lucros acima de qualquer outra aplicação financeira. Nos dias atuais, com uma grande crise global, fica difícil entender como ganhar tanto dinheiro de forma fácil e rápida, portanto, se você receber um convite para trabalhar em alguma Empresa que prometa dinheiro rápido e fácil em poucas semanas e com poucas horas de trabalho, principalmente tendo de fazer algum tipo de pagamento de forma antecipada, desconfie, pesquise, questione. Não se empolgue com a promessa, a maioria das Empresas que fazem este tipo de promessa usam a ganância do ser humano como isca para conquistarem novos adeptos.

 

O programa  Fantátisco da Rede Globo,  fez uma reportagem sobre a Telexfree.

 

Compartilhe conosco suas experiências, deixe seu comentário registrado logo abaixo, aqui mesmo no site.

 

Renato Pereira – Criador e Administrador do Site www.sopravendedores.com.br – Atua há mais de 10 anos como Vendedor Externo.




Leia Também:
2leep.com