Perdendo Clientes por R$ 5

19/08/2013 21:28

“Quantas empresas perdem clientes pela ganância e pelo troco… Veja essa história real”. Gilclér Regina

Eu compreendo que cada serviço ou produto tem o seu valor e os centavos contados aos milhares valem milhões. Metas não devem ser somente números, pois a vitória de hoje pode representar o fracasso de amanhã.

É preciso bom senso na análise que se faz em algumas situações. A seguir vou relatar um exemplo que aconteceu comigo nesta semana.

Eu me hospedo com certa regularidade em Brasília-DF onde faço muitas palestras. Geralmente num hotel de renome, diária de R$ 400 (mais taxas), serviços caros, água de 300 ml no frigobar a R$ 6 (mais as taxas), qualquer prato no cardápio acima de R$ 60, alguns ultrapassando os R$ 100 (claro mais taxas) e pasmem, Internet wifi R$ 5,00 por 30 minutos e diária de R$ 20 (mais taxas).

Entendo que o preço do luxo existe e as pessoas pagam mesmo. Até aí tudo bem, eu também acabo pagando, por questão de conforto e mesmo de segurança. E mesmo, quando no contrato é o meu cliente que paga, penso nele e sei que dinheiro não dá em árvore.

Estes dias, check out feito, aguardando o motorista, falei para o atendente: “Vocês deviam ter um cafezinho aqui na recepção, no lobby”. Ele imediatamente e muito cortês respondeu: “O senhor aceita um cafezinho?”. Claro aceitei e pensei, puxa que pessoal rápido.

No momento seguinte já me apareceu um garçom com o café, ao mesmo tempo em que chegou o motorista. Este foi pegando minha bagagem enquanto eu adoçava o café. Percebi que o garçom continuava ao meu lado.

Olhei para ele, que de pronto me disse: “São 5 reais, senhor”. Paguei-o sorrindo!

Mas nunca mais volto lá. E se o meu cliente me indicar este hotel para ficar, no que depender de mim, vou solicitar para mudar. Perdeu um cliente que indicaria muitos e muitos outros clientes por míseros 5 reais.

A minha conclusão é esta: Você pode ter ambição e ganhar muitos clientes por toda a vida. Isto é saudável. Mas acredite, pela ganância, você ganha hoje e perde para sempre.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

Gilclér Regina, palestrante de sucesso, escritor com vários livros, CDs e DVDs motivacionais que já venderam mais de cinco milhões de exemplares. Clientes como General Motors, Basf, Bayer, SEBRAE, Caixa, Banco do Brasil compram suas palestras. Mais de 2000 palestras realizadas no país e exterior.

 

Fonte: Club do Vendedor




Leia Também:
2leep.com