Lições de planejamento com Johnnie Walker

19/05/2013 18:56

O mercado está cheio de ótimos exemplos a serem seguidos, especialmente quando o assunto é planejamento e progresso empresarial. Como exemplo, destacaremos uma das marcas mais famosas e bem sucedidas em todo o mundo: Johnnie Walker.

Quem nunca ouviu dizer que Johnnie Walker é dono do melhor Whisky do mundo? Em seu vídeo institucional “O homem que andou ao redor do mundo”, conta-se a sua história de maneira simples e objetiva. E, assistindo a esta produção, adquirimos uma visão mais estratégica do sucesso, estruturada por habilidades, tais como:

Instinto. John Walker tinha instinto empreendedor. Mesmo tendo passado por uma situação difícil aos 14 anos com a morte de seu pai, o jovem rapaz teve que se superar e assumir responsabilidades com o novo negócio da família: uma loja de departamentos. Para que seu negócio comece bem, é preciso ter visão empreendedora, independente das situações adversas.

Estratégias. As lojas de departamentos da época estocavam e vendiam maltes que não eram muito saborosos. Foi quando John decidiu misturá-los e criar novos sabores para oferecer a seus clientes, essa atitude fez seu negócio deslanchar. Muitas vezes é preciso mudar a estratégia e agir diferente da concorrência para conquistar resultados positivos.

Inovação: Com uma boa liderança, sua família decidiu seguir seus passos. Mesmo após a morte de John, seus filhos e netos ampliaram o sucesso da marca. Com investimentos e acordos com capitães de navios, o Whisky Johnnie Walker chegou a incontáveis lugares do mundo. É preciso estar aberto a oportunidades, pois elas fazem diferença na sobrevivência de um empreendimento.

Personalização: A atual e inovadora garrafa quadrada também contribuiu para o reconhecimento da marca, uma vez que as mesmas poderiam ser transportadas em maior quantidade, com menos risco de quebrar. Seu rótulo aplicado numa diagonal de 24 graus garantiu, também, a forte presença da marca em qualquer prateleira do mundo. A personalização não só atrai o consumidor, como o identifica com a marca.

Diferenciais: Para ampliar o público consumidor, desenvolveu-se diferenciais do Whisky Johnnie Walker, conhecidos como Red Label, Black Label, Green Label, Gold Label e Blue Label. Em sua loja virtual é preciso destacar o que há de melhor para conquistar o cliente com qualidades e atributos exclusivos.

“Duzentos anos passaram, e Johnnie Walker ainda está caminhando e ele não mostra nenhum sinal de que vai parar”. E sua loja virtual, em que ritmo vai? Analise, pense, reestruture, planeje! O mercado virtual tem espaço para lojas de sucesso, uma delas pode ser a sua!

Por Felipe Martins

https://www.dotstore.com.br/loja-virtual/pagina-principal

 

Fonte: Club do Vendedor




Leia Também:
2leep.com