Desconto! Dar ou não dar...? Eis a questão!

12/08/2013 21:14

Trago este debate para dentro da Comunidade Venda Mais!
Este tópico sempre aparece no LINKEDIN em vários grupos!

Devo baixar o preço para atrair clientes?
Sou novo no ramo, devo baixar os valores para começar minha carreira?
Eita situação complicada...
Bom vou dizer o que eu penso...

Se seu negócio está baseado no preço baixo e este ser o único atrativo para seu consumidor... hummm acho que poderemos ter aí um trabalho sem fim...
_O que você chama de trabalho sem fim, Ricardo?
Dizem as más línguas que o Wal-Mart trabalha com esta política, ou pelo menos trabalhou assim por muito tempo.
Ou seja: teremos o melhor preço custe o que custar!
Hoje em dia já não é mais assim... Mudou a cultura da empresa? Não sei...Mas hoje existem outras redes que conseguem ter o mesmo preço do Wal-Mart.
Mas voltando a pergunta, alguém que foque seu objetivo de negócio ter sempre o melhor preço terá que viver sempre numa economia de escala! Ou seja, sempre vendendo muito para ganhar pouco por unidade e ter algum lucro no final...

Será que isto é bom? Não sei...Acho um tanto perigoso...

Agora vamos ao desconto para começar um negócio.
A questão do LINKEDIN foi: Devo baixar meu preço, ou começar com um preço menor que o praticado pelos meus concorrentes, ou pares de negócio para conseguir abrir mercado?
Eu vejo como “não”.
_Por quê?
Acho muito arriscado seu consumidor rotular você, seu negócio, sua loja, escritório, como sendo o cara do preço baratinho...
E depois?
Como nivelar o valor pedido?
Será que os seus consumidores permitirão que você suba o valor cobrado?

Quando eu comecei a dar treinamentos (sim eu comecei dando treinamentos de > 10h00 para depois começar a fazer palestras de 1h30...rs...) eu ministrei muita palestra gratuita para entidades que me dariam visibilidade e credibilidade.
Mas ao negociá-las para venda, estas palestras ou treinamentos, eu sempre cobrei o preço que eu achava justo comparado ao mercado!

Ou seja, nunca pagaram baratinho pelas minhas palestras! Adequo meu valor ano após ano. Seguindo inúmeros critérios para isso... Mas descontinho para começar? NUNCA.
Eu, minha opinião, acredito que se você começar dando descontão, seu valor a maior nunca vai ser referência para fechar negócios...

A dica que eu dei lá no LINKEDIN foi procurar fazer trabalhos ou serviços cobrando bem baratinho, para conhecidos e ir pegando a tarimba ou realizando de graça para instituições que te deem credibilidade e visibilidade.

_E se for uma loja?!
Eu acredito que: tenha SEMPRE pelo menos um produto que você possa “queimar” o preço para atrair sempre públicos diferentes ao seu negócio.
Mas mantendo o resto com seu preço cheio.
Ao invés de tirar no preço, dê algo a mais!
• Atendimento
• Embalagem
• Entrega
• Garantia
• Agregados
• Etc...
Quando eu tinha minhas lojas de calçado eu sempre escolhia um produto para “sacrificar”
Eu pegava um produto, por exemplo, 752 da VULCABRAS e vendia quase ao preço de custo!
Passava uns três meses fazendo isso depois colocava este ao menor preço do mercado.

Depois era HAVAIANAS, MOLECA, PAMPILI ou qualquer outro artigo barato que não daria um volume alto de sacrifício.
Não estou falando aqui em promoções que você pode realizar em qualquer hora da vida de uma empresa...
Mas para começar no mercado, onde as pessoas ainda não te conhecem!

Desta forma eu conseguia a visibilidade por “ter preços baixos”, (que na real eram no máximo de dois ou três produtos no mês) sem precisar sacrificar a loja toda!

Ricardo Ventura!
www.TreinamentodeVenda.com.br

 

Fonte: Comunidade Venda Mais
 




Leia Também:
2leep.com