Como ser um bom Vendedor Externo?

09/09/2013 19:59

 

Vou citar abaixo, algumas dicas que poderão fazer muita diferença no dia a dia do vendedor externo, tenha uma ótima leitura e aproveite bem estas dicas:

 

Ter veículo para locomoção

 

Vamos começar pelo básico, é fundamental para o exercício da função de vendedor externo, que o vendedor possua veículo ou moto (desde que a Empresa concorde) para a realização das visitas aos clientes. Dê preferência ao veículo ou moto que tenha poucos anos de uso, pois desta forma, o vendedor arcará com menos custos de manutenção e combustível.

 

Ouvir mais e falar menos

 

Nós vendedores “eu me incluo nessa” , achamos que para sermos considerados “BONS VENDEDORES” temos que falar, falar, e falar. Isso é um tremendo engano, muitas vezes, gastamos tempo e palavras falando aquilo que o cliente não quer ou precisa ouvir. Esteja atento a tudo que o cliente falar, desta forma, você vai oferecer o produto ou serviço de acordo com a necessidade do seu cliente.

 

Planejamento

 

Para que você seja um bom vendedor externo é necessário saber se planejar. O vendedor precisa saber quanto precisa vender diariamente, quais os produtos que precisa oferecer para cada tipo de cliente, saber organizar muito bem seu roteiro de visitas para que não haja perda de tempo e nem dinheiro, etc. O vendedor externo deve visitar ou entrar em contato com o cliente de acordo com a necessidade do cliente. Se o produto que você vende é de alto giro, haverá clientes que necessitarão de visitas com maior frequência. Saiba identificar estes clientes, pois desta forma, o vendedor estará sempre à frente dos seus concorrentes.

 

Educação

 

Devemos ser educados ao extremo, tratando o cliente sempre com gentileza, nem sempre teremos um “SIM” em uma venda, mas se soubermos receber esta notícia com educação, futuramente teremos mais chances de obter sucesso.

 

Clientes não são todos iguais

 

Como em qualquer segmento da sociedade, lidamos com pessoas que são diferentes umas das outras, portanto, devemos atendê-las de forma diferente. Se você tem um cliente que é bem humorado, seja você também, entre no universo dele. Se você tem um cliente que é prático e objetivo, então faça a visita desta forma, não ocupe o tempo deste cliente com situações que ao ver dele não acrescente nada. Sempre haja de acordo com o perfil do seu cliente.

 

Sinceridade

 

Não devemos tentar agradar ou enganar o cliente com mentiras para realizarmos uma venda, prometa somente aquilo que você possa cumprir, costumo dizer que: “é melhor me machucar com verdades do que me agradar com mentiras”. O principal pilar da relação cliente x vendedor é a confiança, portanto, faça o possível para que isto não seja quebrado.

 

Conhecimento

 

O bom vendedor externo precisa conhecer muito bem o produto que vende, todos os questionamentos feitos pelo cliente a respeito de produtos devem ser respondidos clara e objetivamente, caso não saiba no momento do questionamento, não tem problema, solicite um prazo breve de retorno ao cliente e vá atrás da informação. Conheça muito bem seus concorrentes, não para denegri-los, mas para apresentar ao seu cliente algo diferencial. Conheça muito bem seu merca do de atuação, isto é fundamental para seu crescimento em vendas.

 

Aparência

 

Seja cuidadoso com sua aparência, ande com roupas limpas, conservadas e bem passadas, para os homens, faça a barba se possível diariamente, corte o cabelo com frequência, esteja com o hálito agradável, afinal, dependemos na maioria das vezes das palavras que saem da nossa boca para realizarmos boas vendas. Para as mulheres, ande vestida adequadamente, cuide das unhas sempre que necessário, esteja com o cabelo sempre arrumado. Parece uma coisa simples e sem valor, mas estes detalhes podem lhe ajudar a fechar uma excelente venda.

 

Transmita segurança

 

Só fale aquilo que realmente tem certeza, caso o teu cliente lhe faça alguma pergunta sobre algo que você não domina, não tenha vergonha ou medo de dizer que não sabe, solicite um prazo adequado ao cliente e dê o retorno com a resposta que ele precisa. Evite usar palavras como “eu acho” “não sei” “talvez” “sei lá”, tudo isto transmite insegurança.

 

Comprometimento

 

O cliente precisa vê-lo não apenas como mais um vendedor e sim como um parceiro. Nesta relação, problemas acontecerão, neste momento mostre todo o seu diferencial na solução destes problemas.

 

Seja atencioso

 

Conheça seu cliente pelo nome, isso faz com que ele se sinta importante, coloque o nome do seu cliente na agenda do seu celular, quando o cliente ligar, atenda dizendo o nome do seu cliente. Quando você tiver algum produto em promoção ou lançamento de produto, não espere a visita, entre em contato com o cliente o mais rápido possível, agindo assim, ele vai se sentir prestigiado.

 

Ética

 

Muitos vendedores acreditam que falando mal dos nossos queridos concorrentes ou dos produtos que são comercializados por eles, é a saída para termos mais sucesso em vendas. Jamais haja desta forma. Em minha humilde opinião, não há qualquer problema, caso o assunto seja trazido pelo cliente, em elogiar o produto ou a conduta do concorrente, caso isto realmente seja verdade. Estude muito bem seu concorrente e conheça seus pontos falhos. Munido destas informações, se prepare melhor e apresente ao seu cliente soluções melhores que seu concorrente.

 

E você, o que acha do tema abordado por este artigo?

 

Opine, deixe seu comentário registrado logo abaixo aqui mesmo no site.

 

Renato Pereira – Criador e Administrador do Site sopravendedores.com.br – Atua há mais de 10 anos como Vendedor Externo.




Leia Também:
2leep.com